Neerlandeses precisam melhorar habilidades digitais.
Luiz De Barros • May 15, 2024

Neerlandeses precisam melhorar habilidades digitais.

Os neerlandeses ainda têm muito a aprender no campo das habilidades digitais e conhecimento digital. Isso é evidenciado por uma pesquisa de vários anos da Escola de Pesquisa em Comunicação de Amsterdã (ASCoR) da Universidade de Amsterdã (UvA). 5084 neerlandeses, com idades entre 10 e 94 anos, participaram.


Especialmente crianças, idosos neerlandeses e pessoas com baixo nível educacional ainda não possuem habilidades digitais suficientes. No entanto, há importantes pontos de melhoria para outros grupos neerlandeses também. Jovens e pessoas com educação superior acham difícil lidar com seus dispositivos digitais de maneira saudável. Todos os participantes precisam aprender mais sobre inteligência artificial (IA) e sobre como lidar com dispositivos digitais de maneira sustentável. Aqui, habilidades críticas de informação são essenciais; muitos neerlandeses acham difícil avaliar se a informação é confiável ou não.


Sessão de Aprofundamento 


Em resposta a esses resultados de pesquisa, foi realizada uma sessão de aprofundamento onde várias partes interessadas estiveram presentes, incluindo a Secretária de Estado Van Huffelen (Relações do Reino e Digitalização), cientistas e stakeholders do setor (público/privado e social). Concluiu-se que uma agenda de pesquisa nacional é necessária para explorar uma abordagem mais ampla para melhorar as habilidades digitais.


Os resultados completos da pesquisa podem ser encontrados no Relatório Final da Pesquisa de Competências Digitais (DIGCOM)


Próximos Passos 


Como seguimento dessa pesquisa, a ASCoR e o Ministério do Interior e Relações do Reino iniciaram um novo projeto para monitorar tendências em competências digitais. Um painel será desenvolvido para mostrar quais grupos populacionais precisam de mais ajuda. Isso permitirá que os recursos sejam usados de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, outros estudos também serão considerados. Uma abordagem integrada em nível nacional é necessária.


Testando 


com DigIQ Para melhorar as competências digitais dos neerlandeses, cientistas desenvolveram a ferramenta online DigIQ. Ela testa as competências digitais dos participantes. Após preencher, um conselho pessoal é fornecido com pontos de melhoria, incluindo links para cursos, vídeos e artigos. Este teste é destinado a neerlandeses que desejam aprimorar seu conhecimento e habilidades digitais. Para organizações e escolas que desejam fortalecer as competências digitais de funcionários ou estudantes, o DigIQ também é adequado. A ferramenta pode ser personalizada e adicionada à oferta própria.


Fonte: https://www.digitaleoverheid.nl/nieuws/nederlanders-moeten-digitale-vaardigheden-verbeteren/

Share by: